01 novembro 2011

A sua casa é segura para o bebê?

Quanto mais cedo começar a se preocupar com a segurança do bebê dentro de casa, melhor. Começar antes que o bebê comece a se locomover sozinho é o mais apropriado, ou mesmo durante a gravidez.  Durante a gravidez ou enquanto o bebê é pequenininho, você tem mais tempo para preparar a casa, bloqueando portas de armários e gavetas, por exemplo.

Para começar, supervisione a sua casa com precisão, anote tudo o que representa perigo e deve ser removido ou bloqueado. Para você ter uma visão até melhor, abaixe-se e comece a engatinhar, você vai poder notar muitos perigos desse ponto de vista.

Preste atenção em quais são os objetos que atraem mais a visão, são esses que o seu bebê vai se interessar primeiro.  Verifique se são objetos que possam representar riscos de serem engolidos, se ao cair, eles quebram ou são muito pesados (não pesados suficiente que não possam ser removidos mas, se caírem no pé... ai ai ai).

Vá aos poucos cruzando pela casa, se você não tem muito tempo, termine pelo menos a cozinha e o(s) banheiro(s), que são os cômodos mais perigosos da casa. Melhor ainda, é manter a porta do banheiro sempre fechada.

A cozinha
Se você tem produtos de limpeza em baixa da pia, remova-os. Mesmo com você na cozinha, basta apenas um piscar de olhos para o bebê levar algum produto na boca.
Em vários supermercados ou em lojas para bebê, você pode encontrar vários artigos de proteção. Entre eles, uma proteção para o fogão, que não deixa a criança girar os botões de gás e, nem alcançar à chama. Se possível, procure usar as chamas de trás, se o bebê estiver na cozinha com você.

O berço do bebê
O colchão deve servir exatamente dentro do berço, sem nenhuma folga, para evitar que alguma parte do corpo do bebê se prenda entre o colchão e o berço. Verifique se não há pontas, nem lascas de madeira.
Ao colocar o bebê para dormir, retire brinquedos de pelúcia, travesseiros (deixe somente um pequeno que o bebê vai usar) e mantas em excesso, esses podem causar sufocação.

A sala
A sala é uma parte da casa onde a criança vai passar boa parte de seu tempo. Se há escadas, instale proteção no topo e na base.
Cuidado com móveis, principalmente mesas de centro e de jantar, os cantos das mesas representam perigo para as pequenas cabeças e rostinhos dos bebês.
Na época em que o seu bebê começa a engatinhar, já não é bom ter vasos com toalhinhas nas mesas ou em outros móveis. Uma única pontinha de toalha pode ser uma grande protagonista para uma tragédia.
Não esquecendo de fios e tomadas! Tudo deve ser fechado, lacrado e escondido e, muito bem escondido mesmo.
É trabalho? É. Mas vale a pena. Nada dói mais em mãe do que ver o filho chorando. E esses procedimentos não são apenas para evitar o choro não. Servem também para salvar vidas mesmo.

O banheiro
É importante deixar sempre a porta do banheiro fechada, caso isso não seja possível, procure não deixar nenhum material de higiene e perfumaria ao alcance do seu bebê. Também procure deixar o chão sempre seco e sem tapetes escorregadios, pois ele poderá se machucar. Outro ponto a ser observado é a tampa do vaso sanitário que também deverá permanecer o tempo todo abaixada.

Esses cuidados podem ajudar a prevenir alguns acidentes e aumentar a proteção do seu bebê. Esteja sempre atenta e nunca deixe seu bebê sozinho! Nem que seja, por apenas um instante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário